quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Evolução (ou não)


Minha evolução enquanto aprendiz na disciplina de EAD



            No decorrer desse semestre aprendi muita coisa interessante até agora. Apesar do extremo cansaço, procuro realizar as tarefas não somente por "obrigação" mas tentando tirar proveito e vendo todas as possibilidades de sua aplicabilidade em sala de aula, apesar de eu estar fora dela nesse momento. 
            Os jogos de estratégia foram muito interessantes pois, considero tudo aquilo que faz o aluno pensar, muito válido.
            Ufa! vamos tentar seguir em frente absorvendo tudo o que esta disciplina nos oferece e refletindo sobre nossa prática e o uso das ferramentas oferecidas pela professora Fabi até o momento de  forma colaborativa em sala de aula.

                                             Beijinhos!  

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Jogos de estratégia e sua aplicabilidade




Jogos de estratégia: jogo da cerca.


         Meninas, esta semana descobri através das aulas da disciplina Ead do curso de Pedagogia do IFRS, jogos de estratégia para aplicar com os alunos. Escolhi descrever o Jogo da Cerca que consiste em criar estratégias para cercar um animalzinho e assim, fazer pontos. Não sou adepta a jogos on line portanto, não tenho muito acesso e conhecimento sobre esta ferramenta. Usaria este jogo assim como outros para fomentar no aluno a concentração e a atenção pois, ele deve estar atento as jogadas do adversário procurando falhas nelas e assim, estruturar suas jogadas.
             Os jogos e/ou brincadeiras são necessários ao desenvolvimento humano, pois é por meio deles que a criança consegue desenvolver tanto a tolerância a frustração, nas situações de derrota quanto de raciocínio, na elaboração de novas estratégias para vencer da próxima vez.
        Destacaria como ponto positivo este jogo não ser cronometrado e permitir continuidade de raciocínio pois não existe correções de jogadas retornando ao início do jogo. O fato de não ter música também me agradou bastante. 
               Portanto, com o Jogo da Cerca o aluno aprende com sua própria experiência, com suas atitudes e com seu pensamento.






Um abraço.....

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Ufa, já estamos em setembro!!!


Minhas impressões até agora.....


          Meninas, estou passando rapidamente para deixar um recadinho: inicialmente estava (confesso) meio apavorada com as descobertas que estamos fazendo em relação a Disciplina EAD tendo em vista as novidades e as ferramentas que estamos aprendendo a utilizar...
        Hoje, o que me deixa tensa mesmo, de verdade, é a falta de tempo para realizar as atividades pois, devido a correria e a necessidade atenção que todas as cadeiras necessitam, sinto como se não estivesse fazendo o melhor nesta disciplina...e já estamos rumando ao final de mais um semestre. Quero tirar bom proveitos desta e de todas as outras cadeiras, mais uma vez, agradecendo a dedicação da Profa Fabi...


Um beijinho...até a próxima!



domingo, 7 de setembro de 2014

Objetos de aprendizagem e matemática


Olá meninas, tudo bem?



          Esta semana falaremos sobre objetos de aprendizagem, que são são recursos digitais, interativos e utilizáveis em diferentes ambientes de aprendizagem desenvolvidos para fins educacionais mais lúdicos ou para modalidades EAD seja em educação formal ou informal.
           Na área matemática podemos trabalhar o campo aditivo com softwares que desenvolvam atividades de combinação, agrupamento como por exemplo estes sugeridos pela Professora Fabiana do Curso de Pedagogia do IFRS Poa. 

                             Máquina de café                Muro Numérico

                                         

               No campo multiplicativo, escolhi o jogo da memória envolvendo tabuada, que além de trabalhar o conteúdo em si, desenvolve raciocínio e estratégia. Sugiro, ainda, que seja replicado com material reciclável este joguinho. Veja este:

                                                          Memória da tabuada             
                                                                                   

               No que compete ao ensino de frações,  os objetos de aprendizagem se fazem presentes desenvolvendo no aluno  o conceito de representação do inteiro por partes, seguido pelo ensino de frações equivalentes e finalizando com comparação de frações. O mesmo trabalha com a interação do aluno com cartelas que representam frações e o principal objetivo é classificá-las nas caixas que as representam, visando concretizar o aprendizado. 

            Classificando frações 

                

                Cabe lembrar que os objetos de aprendizagem podem ser utilizados em qualquer campo educacional, inclusive na educação infantil.


     

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Aula de 27/08/2014 EAD

Boa noite colegas!

        A aula de hoje foi muito gratificante pois consegui superar a ansiedade dos desafios de uma nova ferramenta. Muito legal o PBWORKS (meio dificinho mas consegui!!). Lemos um texto acerca de um modelo de didática utilizada por uma professora de matemática. Fiz minhas reflexões e debatemos via PBworks a respeito da apreciação do texto na visão das colegas e da minha.


       Que venham os novos desafios dessa cadeira e as superações!!!!







terça-feira, 26 de agosto de 2014

EAD: e daí?

Olá colegas!


          Difícil expressar minhas impressões acerca da disciplina de EAD  que vem sendo cursada no Sétimo Semestre de Pedagogia...cansaço, esgotamento, falta de tempo aparecem em evidência quando se trata de estudos porém, o diferencial do discurso EAD é a gestão do seu estudo mesclada com as novas tecnologias. Nesta modalidade o aluno pode organizar seus horários sendo responsável pelo sucesso (ou não) da sua vida acadêmica.  Confesso que sempre me saí melhor em trabalhos e disciplinas que realizei á distância pois, havia um falso sentimento de não-cobrança e obrigatoriedade de se estar lá, em sala de aula, sentada, ouvindo e com vontade de estar em outro lugar, o que aliviava um pouco as tensões do dia a dia.           Quanto a minha opinião sobre esta cadeira (que apesar de se chamar EAD, é em módulo presencial) espero e acredito que será bem gratificante e que nós formandas da Pedagogia possamos, ao final do semestre, não tê-la como mais uma cadeira que foi exaustiva e pouco aproveitada.             Vamos lá, vivenciar, aprender, experimentar e realizar!!!!